terça-feira, 13 de setembro de 2011

A Origem (Oficial)

Antes de qualquer coisa quero agradecer muito o carinho e a atenção de vocês com meu blog, uma das melhores coisas que me aconteceu nesses anos todos de trabalho como Louro José foi o tanto de amigos que conquistei e que pretendo manter. Muito obrigado pela amizade de vocês.
Muita gente tem curiosidade de saber como surgiu o Louro e como eu fui parar embaixo dele, no bom sentido, então hoje vou contar a versão oficial:
Eu trabalhava como produtor do programa Note e Anote que era exibido pela Rede Record, naquela época o programa começava depois da programação infantil que era na parte da manhã. Nós tínhamos uma audiência muito boa, mas o que acontecia no começo do programa? Havia uma troca de telespectadores, as crianças saiam da frente da televisão pra liberar para os pais e para as mães, mas isso levava algum tempo pra se consolidar, então no começo do programa a audiência caia um pouco. Foi aí que um belo dia a Ana Maria teve uma ideia muito legal, criar um personagem interessante também para as crianças pra participar da abertura do programa, isso iria segurá-las na frente da telinha um pouco mais e faria com que a troca dos telespectadores ou da audiência acontecesse mais suavemente e sem alterar nossa média no Ibope. Ela pensou em tudo, um papagaio porque realmente fala, e ela tem o Louro José de verdade que vive hoje na fazenda dela, o primeiro desenho ou esboço de como seria o boneco foi a própria Ana quem fez. Resolvido o que e como seria partimos para a execução, convidamos um artista especializado na confecção de bonecos para que desse a forma final ao nosso Louro e assim foi feito. Quando tudo parecia resolvido lá vem a Ana Maria com mais uma novidade, ela não queria contratar um ator ou um manipulador profissional de bonecos para dar vida ao Louro, ela queria que cada dia um integrante da produção fizesse isso, assim foi feito e na manhã do dia 6 de março de 1997 lá estava ele pra fazer a sua estréia, ou pra nascer para o mundo. Nos primeiros três ou quatro dias de vida o Louro passou pelas mãos de umas duas pessoas da produção, que eu me lembre. Só que na verdade o pessoal da produção não estava querendo muito encarar esse novo desafio, não por falta de vontade, mas é que a galera dos bastidores de um programa de televisão normalmente não se sente muito a vontade na frete das câmeras. Rolava aí então uma dificuldade em saber quem seria o próximo a dar vida ao Louro, e é aí que eu entro nessa história. Depois do programa nos reuníamos na produção para afinar e definir o programa do dia seguinte. Foi quando peguei o Louro pra brincar com a galera da produção e a Ana Maria assistia quietinha do lado de fora sem que eu tivesse visto, de repente ela entra na sala dando risada e me deixando super sem graça me diz que no dia seguinte o escolhido pra dar vida ao Louro José seria eu. Eu que nunca tinha feito isso na vida, que morria de vergonha de aparecer diante das câmeras. Bom, o resto da história vocês já sabem, hoje aqui estamos nós dois coexistindo num mesmo corpo ou nos dividindo em dois corpos, não sei explicar como isso deu tão certo, de uma coisa eu tenho certeza, o Louro José tem sua alma, sua luz própria, acho que ele só precisava de alguém que o apoiasse e que lhe desse as mãos para que ele pudesse existir, e fui abençoado por ter sido escolhido para fazer isso. Obrigado amigo Louro José e obrigado Ana Maria, você é foda mesmo!

20 comentários:

  1. Você é foda! O cara!
    Pra manter um boneco no ar por 14 anos não é pra qualquer um, só sendo muito inteligente, divertido, humano e querido com todos, pra ter um carisma desses sem ser conhecido. Uma vez vi um comentário do nosso grande e querido amigo Faustão falando que você é um exemplo de artista, porque ao mesmo tempo que é, não tem o menor interesse de ser, só quer fazer seu trabalho, agradar e fazer com que as pessoas se divirtam com isso. Sem ter a pretensão de aparecer mais do que seu personagem. Tenho o maior orgulho de você, tenho orgulho de saber que as pessoas te amam sem ao menos te conhecer, sem ver quem é o verdadeiro artista. Você é um exemplo de que nem tudo está perdido na TV, porque a impressão que dá, é que todos querem aparecer mais e mais a todo momento, enquanto você, se contenta em apenas fazer, e fazer bem feito. Te amo e te admiro demais!

    ResponderExcluir
  2. Que legal saber a história em detalhes! Eu sempre fui apaixonada pelo Louro e agora então conhecendo você melhor ele é ainda mais apaixonante...
    Endosso as palavras da Ale que disse TUDO e um POUCO MAIS!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  3. Pois é amigo. A vida é cheia de surpresas.
    Ralmente você é um talento e muitos são descobertos como vc, por acaso.
    O importante não é ser bom e sim ser especial, pq ser bom é fácil, dificil é ser especial e só pessoas especiais conseguem se manter tantos anos no ar e dando audiência. Vc certamente é especial e quero estar rodeado sempre de pessoas especiais e do bem, para cada dia ter mais forças e poder ajudar aqueles que um dia sonham em ser especial.

    Valeu Tom, vc é o cara.

    E a nossa pizza, estou te devendo. kkkk!

    ResponderExcluir
  4. Tom, quer dizer, Louro José sou hiper tua fã...! Conheço tua história, o Maurício teu amigo e meu irmão já contou por vezes como tudo começou. Eu o parabenizo pela coragem, pela criatividade e pelo carisma que tens..., o Louro José dá vida ao programa. A Ana é ótima mas sem o Louro não sei como seria! Fico feliz por saber que você e o Maurício são amigos, ele te gosta pacas e cuide dele por favor aí no Rio! Lorô Deus abençoe tua carreira e continue nos alegrando todas as manhãs. Eu o agradeço por isso...! Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Tom, realmente não tem como ver o Louro José como um boneco, você com seu talento e sensibilidade, conseguiu colocar vida no que era pra ser só uma ponte entre dois programas e até hoje faz a nossa alegria todos os dias. Minha filha Gabriela de 2 aninhos te adora. Parabéns por fazer um trabalho tão lindo, que é dar vida pra esse 'baixinho'que a gente adora!!! Sucesso sempre!! e beijinho da Gaby pro Louro!!

    ResponderExcluir
  6. Você tem muito talento tchê, deu vida a um boneco. Dá impressão que ele é humano. Como disse um amigo meu, devo estar muito mal tchê! Acordo todas as manhãs e vejo um papagaio falando na TV. É genial!

    ResponderExcluir
  7. nossa que historia legal , se eu me lembro nao tinha. um ovo e a ana esperou nascer ? ou foi outra historia essa?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Tom!
    Eu assisto o Louro José desde os tempos do Note & Anote, quando ele ainda não piscava os olhos. E vcs dois têm me feito chorar de rir desde akele tempo! Só uma vez o Louro me fez chorar de tristeza. Foi na primeira entrevista da Ana no Programa do Jô, quando o Jô deu um tiro no Louro! Fiquei catatônico! Virei criança! Desliguei a TV e fiquei boa parte da noite deitado no sofá da sala no escuro, triste, chorando! Passei mais de 2 anos sem assitir o programa e não sei se já perdoei o autor da brincadeira idiota! Em todo caso, tenho a certeza absoluta q vc tem um futuro brilhante pela frente! Inteligente, dono de uma grande cultura geral, rápido, ferino, debochado... (Bom, é corintiano tb mas ninguém é perfeito, né?) Te desejo muito sucesso, véio! Que a sua estrada profissional seja longa e coroada de muitas alegrias! Como diz um amigo meu: Vc manda bem pacaraio! Abração! ADAUTO DO CHAT!

    ResponderExcluir
  10. Demais, não fazia ideia q tinha essa história por trás da origem dessa coisa foooofa q é o Louro José!

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Tom!
    Linda a história de vida do papagaio Louro José,já acompanho a t empos desda da tv record mas ñ sabia como tinha começado. Só sei dizer que vc é abençoado, digo aki que o Louro José tem resposta para tudo na ponta da língua kkkk,bo sorte de benção a vcs.

    ResponderExcluir
  12. TOM ... É ASSIM QUE FUNCIONA:
    TUDO OQUE FAZEMOS O UNIVERSO CONSPIRA E NOS DEVOLVE!
    ESTAR NA HORA CERTA ... NO LUGAR CERTO ... CERTAMENTE FOI UM MÉRITO QUE O UNIVERSO TE CONCEDEU!
    MAS SAIBA QUE ISSO É UMA MISSÃO:
    MILHÕES DE PESSOAS ESPERAM POR VOCE TODOS OS DIAS PRA SORRIREM !!!
    MEU PRIMEIRO BOM DIA DIÁRIO É PRA AVE VERDE; LOURINHO ADORÁVEL E SACANA QUE EU ADORO!
    E AI DE QUEM TENTAR DIZER QUE O LOURO JOSE NÃO TEM VIDA !!!
    BEIJO NAS NADEGAS QUERIDÃO !!!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Parabens pelo seu talento, pela sua dedicação e pela sua imensa criatividade de conquistar a cada dia ainda mais nossos corações te adoro LOURO JOSÉ

    ResponderExcluir
  15. Oi Tom, eu já conhecia a história do Louro, mesmo porque me lembro da estréia dele. Dia 06 de Março é o dia do meu aniversário, então sempre me lembro onde estava e o que estava fazendo nesse dia.
    Tenho muito orgulho "dele" ter nascido no mesmo dia que eu. rsrs.
    Você realmente é um artista maravilhoso e como disse a Alê, despretencioso pois deixa a fama para o seu personagem e só se preocupa em fazer sempre o melhor. Mas sabe de uma coisa? Você não é mas anônimo não, a gente já descobriu o Tom e o amamos tanto quanto ao Louro José.
    "Vocês" são uma dupla maravilhosa e trazem muitas alegrias para nós adultos e para as nossas crianças também.
    PARABÉNS TOM, e dê um beijão no Meu Lindinho Louro José por mim.
    Fique com Deus. Sempre.
    Suely

    ResponderExcluir
  16. Poxa, acompanho seu trabalho desde essa época lá no Note e anote, mas nem passava pela minha cabeça, que tudo começou assim, era mesmo pra ser com vc, passou nas mãos de dois,mas tava no seu destino, super profissional.Sempre fiquei facinada de como o louro sabe lidar com qualquer situação, como o Louro é inteligênte, como o Louro tem uma simpatia com todos,menos os homens é claro. O Louro concegue até levar o programa sozinho , quando tem algum imprevisto.Cara!!! Vc é o Cara. Parabéns pela sua tragetória , parabéns pelo seu talento.Parabéns por vc ser quem é , e agora Graças á Deus tenho condição de conheçer naõ só vc ,mas uma parte que eu jamais imaginaria que um dia isso fosse possível, que é sua familia.Grande bj Tom , to sempre aqui na aquibancada da vida torcendo pelo seu sucesso sempre !!!!

    ResponderExcluir
  17. Você deve ter muita história pra contar. A vida se colocou na sua frente e por ser um ser do bem cheio de amor, soube dar continuidade do jeito certo. Vou adorar te acompanhar.
    Abraços e parabéns pela nova jornada (o blog.

    ResponderExcluir
  18. Cara como já havia dito tempos atrás sou seu fã desde o começo....vc é muito bom no que se propõe a fazer, parabéns continue assim divertindo nossas manhãs e alegrando nossas vidas!!!

    ResponderExcluir
  19. Desde Maio do ano 2000 que eu vejo o MaisVocê e sempre adorei.
    Eu estava recuperando de uma operação de cancer de mama e foi meu filho que me disse se eu não queria ver um programa brasileiro com uma apresentadora e um papagaio.
    Lembro-me que uma vez, o Louro José e Ana se "zangaram" e voce deixou o programa. Esteve fora uns dias (poucos) e eu chorei muito. E eu não era criança.
    Voce transformou um papagaio num ser humano e mais, num ser humano inteligente, muito atento, carinhoso.
    Tom, voce já deve ser um ótimo cozinheiro não?

    Lembro-me que no principio voce colaborava pouco mas havia uma coisa que eu adorava, voce não tinha casinha. Voce seguia sempre a Ana. Se ela estava no sofá voce estava nas costas do sofá e na cozinha também. Eu assim gostava mais.

    Fiquei muito ligada à Ana ainda mais quando ela disse frente às cameras que estava com cancer. Chorei muito porque era um assunto que me tocava fundo porque estava passando pelo mesmo.
    A primeira peruca que ela usou quando começou a quimioterapia, era exactamente igual à que eu usava. Fiquei muito emocionada.

    Estive quase quase para conhecer voces numa vez que a Ana veio a Portugal e a Fátima quando era casada com o Carlinho, mas segundo me informaram ela regressou ao Brazil directamente da cidade do Porto e já não passou por Lisboa. Estava quase chegando ao hotel Metropolitan em Lisboa quando me telefonaram dizendo que era impossível. Acho que chorei durante um mês!!

    Agora só tenho oportunidade de ver o programa na net porque desisti de ver o programa por cabo na TV porque a crise é grande e infelizmente a Globo é um canal pago.

    Aproveito para parabenizar você e peço-lhe que entregue um abraço muito apretado à Aninha.

    Se tiver tempo, entre nos meus blogues e deixe uma peninha da sua asinha rsrsrsrsrs. Ficaria muito feliz.

    Beijinhos
    Flor (Maria Isabel).

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito Tom! :)
    Tu não sabe como é bom ler o que vc escreve sozinho, sem o seu companheiro de trabalho! XD!
    É aquele lado que as pessoas não tem muito acesso, aquela coisa mais intima.
    Te dou a mior força pra continuar postando sempre que puder! (Afinal sei da correria de vcs no dia a dia! heheh!)
    Um abraço enorme! (E eu ainda tenho o ringtone "caseiro" que eu e Leon gravamos no camarim contigo!! huaha!)
    Até mais guri! :)

    ResponderExcluir